Fotografia
sobre a fotografia | notícias | arquivo

Arquivo

Aqui poderá consultar o arquivo das actividades realizadas na área da Fotografia

Exposição de trabalhos dos alunos do curso de Fotografia - Nível II — 15 › 31 out.
Notícia 15 out 2012

espaço arteFotografia de Gonçalo Pintado (pormenor)A presente exposição encerra o percurso dos participantes do Curso de Fotografia (Nível II) 2011 - 2012 do Clube do Pessoal EDP – Delegação de Lisboa. Os trabalhos presentes constituem a escolha dos participantes, dando a perceber a individualidade de olhares e os diferentes posicionamentos perante o acto fotográfico.




Exposição:
15 › 31 out 2012
Local:
Espaço Arte Aníbal Afonso, Av. Defensores de Chaves 4 C, Lisboa
Horário: Segunda a Sexta das 9 às 18h

› Exposição Alunos de Fotografia 2011/ 2012 Nivel II (.pdf)
› Fotografias

O Espaço Arte Aníbal Afonso expõe fotografias de Mafalda Pires da Silva e António Fonseca — De 3 a 31 maio 2012
Notícia 2 maio 2012

Espaço ArteFotografias: Infinito de Mafalda Pires da Silva e Luminoso de António Fonseca O Espaço Arte Aníbal Afonso expõe durante o mês de maio “Passagem de Luz” — fotografias de Mafalda Pires da Silva e “Luminosidades” — fotografias de António Fonseca.

Mafalda Pires da Silva
Interessada na arte fotográfica, forma de expressão e procura da luz, onde tem encontrado a possibilidade de outra dimensão, entre as infinitas realidades e o seu próprio olhar. Recentes incursões no domínio do vídeo. Exposições: “Arquitecturas”, sYnapsis/MAEDS, Setúbal 2011 e Centro de Artes, Sines 2012; “Alegorias para despertar” Os 4 elementos, Vídeo e Poesia, Setúbal 2011; “Os Anjos” Homenagem a José Saramago, Galeria Paula Cabral 2011; Bienal Internacional Artes Plásticas, Marinha Grande 2010; “La Belle Lumière”, SNBA 2011; XVII Encontro Artistas Plásticos "Jardins sem Limites", Sintra 2010; II Bienal Fotografia, Sintra 2009; «Imagens d'Escritas», Arte à Sexta, Fotografia e Poesia, Setúbal 2009; X Bienal, Montijo 2008; Clube EDP 2005; VIII Bienal Artes Plásticas, Montijo 2004; I Bienal Fotografia, Sintra 2004. Prémios: Nomeação Prémio Autor, SPA, “La Belle Lumière” 2011; 1o Prémio, Competições Culturais Clube EDP / Fotografia P&B 2009; 3o Prémio, II Bienal Fotografia, Sintra 2009; 2o Prémio, Concurso Clube EDP / Fotografia P&B 2007; 2o Prémio, Grande Concurso Fotografia Clube EDP, Cor 2004; 1o Prémio, Troféu Segurança no Trabalho EDP, Criatividade 2002; Menção Honrosa, Concurso Fotografia Clube EDP 2001. A luz é o sal do mundo, magia e exaltação da vida, imagem da reunião espiritual, feliz conjugação de todos os sentidos, harmonia de todos os seres, esperança de toda a felicidade.

António Fonseca
Nascido em Outubro de 1960, viveu a sua juventude na cidade da Guarda, caracterizada por uma paisagem profunda e agreste. A magia da fotografia atraiu-o desde muito cedo. A experiência mais consistente surge pelos 18 anos, com uma máquina compacta do formato 110. A primeira SLR (Canon EOS 1000) vem do início dos anos 80. A fotografia digital, com uma SLR, inicia-se em 2007 (Nikon D80), altura em que começa a participar em concursos (com dois prémios atribuídos e uma menção honrosa) e em exposições colectivas. Posteriormente fez duas exposições individuais: “Branco no Branco” (2010) e “Metamorfe” (2011). Engenheiro de profissão, fez a sua carreira sempre ligada a electricidade e a sistemas de informação, área fértil para o desenvolvimento da criatividade, com algumas incursões no ensino universitário. Os conhecimentos de fotografia e de artes gráficas foram, até ao presente, desenvolvidos numa base autodidacta e com muita experimentação. Fotografia: memória perpétua de um instante singular

Visite esta exposição: de 3 a 31 maio 2012
Local:
Espaço Arte Aníbal Afonso, Av. Defensores de Chaves 4 C, Lisboa
Horário: Segunda a Sexta das 9 às 18h

› Sobre esta exposição (.pdf)

Grande Concurso de Fotografia 2010. Inscrições abertas!
Entrega de trabalhos até dia 1 Outubro
Notícia 23 Fevereiro 2010

FotografiaA Delegação de Lisboa promove um concurso de fotografia, em comemoração do seu 34º aniversário.
O concurso é aberto a todos os associados do Clube EDP e seus familiares. O tema do concurso é livre e são admitidos trabalhos de fotogafia a cores e preto e branco. Cada concorrente poderá apresentar um conjunto de 3 fotos em cada categoria - cor e preto e branco de dimensões aproximadas 20x30cm sem montagem.

Os trabalhos terão de ser acompanhados por um boletim de inscrição, que regista os títulos das obras enviadas e o pseudónimo do concorrente. Com os trabalhos apresentados, deverá também ser entregue o boletim de identificação, devidamente preenchido e fechado num sobrescrito, constando no exterior apenas o pseudónimo do autor. No verso dos trabalhos enviados, deve constar o título da obra e o pseudónimo do autor.

O prazo para a recepção dos trabalhos termina, no dia 01 de Outubro de 2010 e as melhores imagens em cada categoria serão premiadas. Participe!

Tema e categorias: O tema é livre e há duas categorias, cor e preto e branco
Nº de imagens: Cada concorrente pode concorrer com 3 fotos de cada categoria
Formato: 20x30 sem montagem
Data de entrega dos trabalhos: 1 de Outubro 2010
Documentos: Boletim de Inscrição/ Identificação (.Pdf)
Saiba Mais: Contacte-nos!

Exposição de trabalhos dos alunos do curso de Fotografia
Espaço Arte, de 2 de Setembro a 16 de Outubro
Notícia Setembro 2009

Os trabalhos dos alunos dos Cursos de Fotografia do ano lectivo 2008/2009, da nossa Delegação estão expostos no Espaço Arte. São 3 exposições.
De 2 a 15 de Setembro — António Faria, João Sousa e Sérgio Salgueiro
De 16 a 30 de Setembro — Alberto Maia, Cláudio Barroso, Leonor Férnandez, Luis Duarte e Raul de Sousa
De 1 a 16 de Outubro — Catarina Claro, Ilídio Santos e José Leal.

Cursos de Fotografia — Ano lectivo 2009/2010
Notícia Setembro 2009

Este ano lectivo, abrimos 2 cursos de Fotografia;
Fotografia Nível
I e Fotografia Nível II
As inscrições têm início a 7 de Setembro e os Cursos têm início em Outubro nas Instalações da Sede da Delegação de Lisboa do Clube EDP.

Toda a Informação necessária acerca dos Cursos — Programas, horários, etc, está disponível no nosso Site. Saiba Mais

Concurso de Fotografia 2007. Resultados
|> notícia 25 Out.07

fotografia"Redes" de Herlander Gomes. 1º prémio na categoria Cor do Concurso de 2007
[clique na imagem para ver as fotos premiadas]
O juri, composto por 3 elementos, Pedro Carvalho e Sérgio Santos, ambos fotografos e Aníbal Afonso, responsável do Concurso e Director da Delegação de Lisboa do Clube EDP, atribuiu este ano 6 prémios e 7 menções honrosas nas categorias preto e branco e cor.
Foram apreciadas Estética e técnica, Composição e Qualidade da impressão das fotografias. O Vencedor na Categoria Preto e Branco foi Carlos Santana, na cor o prémio foi atribuido a Herlander Gomes.
As premiadas bem como um conjunto selecionado de imagens estará em exposição nas mostras de Fotografia do Espaço Arte durante o mês de Novembro

Trabalhos Premiados | Acta do Concurso (.Pdf)

Concurso de Fotografia 2007. Inscrições
|> notícia 31 Julho 2007

fotografiaFoto de César Osório, 3º lugar na categoria P/B no concurso de 2004.
[clique na imagem para ampliar]
A Delegação de Lisboa do Clube EDP promove um Concurso de Fotografia, em comemoração do seu 31º Aniversário. O Concurso é aberto a todos os associados do Clube EDP e seus familiares. O tema do Concurso é Livre e são admitidos trabalhos Preto e Branco e Cor até 15 de Outubro de 2007. Os melhores trabalhos serão premiados e estarão expostos no Espaço Arte da Delegação de Lisboa de 2 a 15 de Novembro
Consulte o Regulamento e inscreva-se.

Regulamento e Inscrição (.Pdf) |
Vencedores da edição de 2004


Outros destaques

Sobre a secção de fotografia | Notícias