Vela

O Fim de uma grande Secção.
Há muito que vínhamos sentindo grandes dificuldades para colocar a Secção de Vela a funcionar, principalmente devido à falta de alunos filhos de sócios efectivos, interessados em frequentar a nossa Escola, na classe Optimist. E se a Delegação de Lisboa do Clube EDP tinha uma das mais prestigiadas Escolas de Vela para miúdos, saindo dela vários Campeões Nacionais, poderemos também acrescentar que, anualmente, eram também apurados velejadores para o campeonato do Mundo e da Europa.

A verdade é que isso ia sendo conseguido à custa da enorme dedicação dos seus responsáveis, ao apoio da nossa Empresa e, sobretudo, graças a filhos de sócios auxiliares. Isto porque o “envelhecimento” dos nossos sócios efectivos, não permitia que aparecessem miúdos para se iniciar na Vela. O prestígio alcançado na modalidade era enorme, assim como a responsabilidade do nome da nossa Empresa que transportávamos nas Velas. Havia ainda a componente social que tínhamos, devido ao protocolo com a Junta de Freguesia de Belém para receber os seus “ miúdos”. Tais razões, obrigava-nos a tudo fazer para manter a Secção em actividade.

Mas há limites e, consequentemente, tudo tem um fim. Abrimos as inscrições para a nova época e foram poucas as que se concretizaram, a nível de sócios efectivos. Houve assim que reflectir profundamente sobre a continuidade das Escolas e da Competição, concluindo-se que, igualmente: 1 - As nossas viaturas de apoio estavam velhas e sem as condições exigidas para o transporte de crianças. Havia, portanto, necessidade de substituir duas carrinhas 2 - Os barcos e os motores estavam muito desgastados, devido ao passar dos anos e ao trabalho que se lhes era exigido, tanto no apoio ás Escolas, como à Competição. Era necessário fazer dispendiosas reparações ou, preferencialmente, a sua substituição. Tudo isto custaria muito dinheiro. A ajudar às grandes dificuldades de apoio, a nossa Direcção Geral, já em 2008, havia cortado 50% no subsídio, tendo em conta a colaboração que era prestada anteriormente pela nossa Empresa. Com muita pena nossa, não nos restou outra via que não fosse o encerramento da Actividade, perfilando-se o fim de uma Secção por onde passaram inúmeros sócios que elevaram bem alto o nome do Clube do Pessoal da EDP. Ainda tentámos, junto de Clubes Náuticos, estabelecer um protocolo que viabilizasse a nossa continuidade. Tal foi impraticável. Os Clubes têm os seus atletas e não abdicam de serem por eles representados. Qualquer atleta que lá entre, terá de ser seu sócio e só poderá representá-los Esta era a situação em fins de 2008 e as notícias que iam chegando, não eram nada animadoras. Dizia-se então que, devido às obras que a APL iria realizar em Alcântara, teríamos de deixar o armazém onde estavam parqueadas as embarcações. Tanto as nossas, como as dos sócios. Por parte do Museu da Electricidade, era-nos efectivamente solicitado o abandono das suas Instalações. Havia que providenciar o local para estacionar todo o nosso equipamento, assim como o que estava nossa guarda. A busca foi intensa, revelando-se mesmo assim, infrutífera. O futuro apresentava-se, pois, bem negro para a secção Náutica e para a sua componente de Vela.

O Fim
E o que receávamos aconteceu no início do ano 2009. Somos informados, pela APL, que até 22 de Fevereiro teríamos de retirar todos os Barcos e restante material que se encontrava no Armazém. Caso tal não se verificasse, seriam eles próprios a fazê-lo, procedendo à sua destruição. Houve então que contactar todos os proprietários de embarcações ali parqueadas, a fim de as retirarem, o que constituiu uma operação de enorme dificuldade. Muitos barcos encontravam-se ali há alguns anos sem ir à água. Havia proprietários que se desconhecia o seu paradeiro. Outros, que não sabiam para onde os levar. Houve, até, quem saudosamente chorasse. Dentro do prazo estabelecido, conseguiu-se esvaziar totalmente aquele espaço, o que inicialmente se julgava irrealizável. Foi, sem dúvida, um trabalho muito árduo conseguir levar por diante tal tarefa. Mas isso só foi possível, graças à dedicação do responsável e às boas vontades que se lhe juntaram. Para a história, fica o início do ano 2009 como Fim de uma Secção que tanto prestigiou o Clube do Pessoal EDP e a Empresa que lhe deu origem. É de justiça salientar que, tal prestígio só foi alcançado, graças ao apoio sempre prestado pela nossa Empresa a esta Actividade e, particularmente, a meia dúzia de sócios, a quem deixamos o nosso profundo reconhecimento, em nome do Clube EDP Foram Dirigentes e Seccionistas que contribuíram decisivamente para o enorme crescimento alcançado pela Secção Náutica e, pela Secção de Vela. E, nunca é demais lembrar um deles que, infelizmente, já não está fisicamente entre nós: - Luciano de Almeida

Responsável:

Jaime Anacleto
Tel. 210 021 235
Tlm. 939 425 769

email: jaime.anacleto@edp.pt

Clube EDP Lisboa ›› fale connosco