Xadrez
sobre o xadrez | notícias | arquivo

 

Arquivo

Aqui poderá consultar o arquivo de notícias desta actividade

Neste verão jogou-se xadrez
Fernando Silva, agosto 2016


No mês de Junho, disputou-se o Distrital de Lisboa de semi-rápidas, em que apresentámos duas equipas. A equipa (A), constituída por Luis Ferreira, Manuel Almeida e Vitor Morais obtiveram um magnifico( 4º lugar) por equipas. A equipa (B), constituída pelos jogadores: Amilcar Miranda, Cristiano Amaro, Agostinho Roxo e Júlio Santos obtiveram um honroso (2º lugar) por equipas. Na Taça de Lisboa, ao fim de alguns meses de competição o nosso Clube conseguiu um (5º Lugar na classificao final por equipas.

No mês de Julho disputámos os seguintes jogos: No dia 2, no Open do Montijo ficámos em (2º ) lugar por equipas. Dia 10, terminaram as preliminares de Portugal as classificações ficaram assim ordenadas: Hugo Santos (1º) lugar, Luis Ferreira (2º) e Vitor Morais (13º).

O xadrez do nosso clube continua em grande plano e sempre em actividade
Fernando Silva, junho 2016

No dia 23 de março do corrente ano, estivemos presentes no torneio da Academia do Lumiar e obtivemos o 1º lugar por equipas. Fizeram parte da equipa os seguintes jogadores: Vitor MOrais, Cristiano Amaro, Amilcar Miranda e Agostinho Roxo.

No encerramento do campeonato nacional da 2ª divisão, nos dias 14 e 15 de maio, a nossa equipa obteve o 3º lugar na classificação geral, mantendo-se por isso no mesmo escalão, o que louvamos, assim como o belíssimo desempenho dos nossos jogadores.

No dia 14, defrontámos o Santo Antoniense e perdemos por 2,5 a 1,5 No dia 15, defrontámos o clube de xadrez "Os Cavadas" e vencemos por 4 a 0. Estes foram os dois ultimos jogos referentes ao campeonato nacional. Vitor Morais, Luis Ferreira, Hugo Santos e Júlio Santos foram os nossos jogadores das duas ultimas jornadas.

No campeonato nacional de semi-rápidas disputado na Marinha Grande e num total de 40 equipas, o nosso clube obteve um beíissimo 11º lugar. Luis Ferreira, Hugo Santos, Vitor morais, Júlio Santos e Agostinho Roxo, foram os nossos jogadores.

Competições de Xadrez FPX no Clube EDP
Fernando Silva, maio 2016

A F:P:X., solicitou ao nosso Clube, para que cedêssemos as nossas magnificas instalações para que fossem disputadas, nos dias 30 de Abril e 1 de Maio os 1/8 e os 1/4 de final da taça de Portugal de Xadrez.

Estiveram presentes 8 equipas num total de 32 jogadores. O nosso clube nos 1/8 de final defrontou o A.X. Portugal e perdemos por 2,5 a 1,5, numa partida muito renhida e bem disputada, tendo sido eliminada de passar aos 1/4 de final.

No dia 1 de Maio disputou-se as 1/2 finais também muito bem disputada, tendo a sessão terminado por volta das 19h30.

 

Xadrez — Atividades de abril
Fernando Silva, abril 2016

No dia 2, disputou-se na nossa sede, a 2ª eliminatória da taça de Portugal em que, defrontámos o Clube Xadrez "Cavadas", numa eliminatória muito bem disputada e com incerteza no resultado final, acabámos por passar à fase seguinte com uma vitória por 2,5 a 1,5.

9 de abril , no 1º open organizado pela Junta de Freguesia da Ajuda, o nosso clube obteve o 1º lugar por equipas, obtendo um belissimo troféu. Vitor Morais, Cristiano Amaro,Amilcar Miranda, Júlio Santos e Agostinho Roxo, foram os obreiros desta magnífica vitória.

No dia 10, na Taça de Lisboa, defrontámos o clube de xadrez da Mata de Benfica e perdemos 3-1. Luis Ferreira, Vitor Morais, Amilcar Miranda e Agostinho Roxo, fizeram parte da nossa equipa.

Atividades da Secção de Xadrez
Fernando Silva, março 2016

Realizou-se no dia 27 de fevereiro, mais uma jornada referente ao campeonato nacional da 2ª divisão nacional, o nosso clube deslocou-se à Costa da Caparica para defrontar os "Peões da Caparica". O nosso clube nesta deslocação obteve uma vitória por 3,5 a 0,5. Fizeram parte da equipa os seguintes jogadores: Hugo Santos, Luis Ferreira, Vitor Morais e Cristiano Amaro.

No dia 28 de fevereiro, no Promotora em Lisboa, disputou-se mais uma jornada da Taça de Lisboa, em que defrontámos o S.C.P e perdemos por 4 a 0. A equipa foi constituída pelos seguintes jogadores: Vitor Morais, Luis Ferreira, Hugo Santos e Amilcar Miranda.

No dia 2 de Abril, realizar-se-á na nossa sede a 1ª eliminatória da Taça de Portugal.

Xadrez — Atividades de fevereiro
Fernando Silva, fevereiro 2016

Em fevereiro, mais própriamente no dia 6 disputou-se na nossa sede, mais uma jornada referente ao campeonato nacional da 2ª divisão, em que, tivemos como opositor o F.C. Barreirense (B) e sofremos uma derrota por 2,5 a 1,5. Fizeram parte da equipa os seguintes jogadores: Vitor Morais, Luis Ferreira, Hugo Santos e Cristiano Amaro.

No dia 13 de fevereiro, deslocámo-nos à Costa da Caparica para disputarmos o Open Vila Nova da Caparica, o nosso Clube obteve um brilhante 3º lugar por equipas.

No dia 14 de fevereiro, o nosso Clube deslocou-se à Amadora para mais uma jornada da Taça Lisboa, onde defrontámos o Amadora Xadrez e o resultado final foi um empate 2 a 2. Fizeram parte da equipa os seguintes jogadores: Vitor Morais, Luis Ferreira, Hugo Santos e Cristiano Amaro.

Xadrez — Taça de Lisboa
— Filarmónica da Amadora, Falagueira
Agostinho Roxo, fevereiro 2016

  • Taça de Lisboa — Filarmónica da Amadora, Falagueira

  • Taça de Lisboa — Filarmónica da Amadora, Falagueira

  • Taça de Lisboa — Filarmónica da Amadora, Falagueira


A equipa do ClubeEDP empatou com a AXPortugal, nesta sessão da Taça de Lisboa por Equipas, que se disputou nas instalações da Filarmónica da Amadora, na Falagueira.

Resultados parciais: MN Hugo Lima Santos 1/2 - MN Carlos Carneiro 1/2 MN Luis Ferreira 0 - MN José Alves Santos 1 MN Vitor Mestre Morais 1 - José Medeiros 0 Cristiano Amaro 1/2 - MN José Sousa Reis 1/2.
Com este resultado de 2-2, as duas equipas mantem a liderança da prova, com igualdade pontual. A próxima jornada realiza-se dia 28.

Torneio de Xadrez de Semi-rápidas. Hugo Lima Santos conquista segundo lugar
— 23 de janeiro, Clube EDP Lisboa
Fernando Silva, janeiro 2016

  • Pedro Rêgo, jogador do SCP e atual campeão nacional de semi-rápidas foi o vencedor do torneio individual.

  • O torneio teve uma grande afluência, com jogadores e jogadoras de vários escalões e grandes mestres nacionais


Disputou-se no dia 23 de Janeiro na nossa sede, o Torneio de Xadrez de Semi-rápidas comemorativo do 39º aniversário do nosso clube. O torneio teve uma grande afluência, com jogadores e jogadoras de vários escalões e grandes mestres nacionais. O vencedor do torneio individual, que teve uma duração de cerca de 6 horas, foi ganho pelo jogador do SCP e atual campeão nacional de semi-rápidas Pedro Rêgo, no 2º lugar e pela diferença mínima ficou o nosso jogador e MN Hugo Lima Santos, sendo o 3º lugar sido obtido pelo jogador da ADC Mata de Benfica Vitor Guerra.

O clube EDP, composto pelos jogadores, Hugo Lima Santos, Amilcar Miranda, Agostinho Roxo, Cristiano Amaro, Vitor Morais e Júlio Santos, obtiveram o 1º lugar por equipas para o nosso clube.

XXVII Taça de Lisboa 2015/2016 — 3ª ronda
— Clube EDP Lisboa
Agostinho Roxo, janeiro 2016

  • XXVII Taça de Lisboa 2015/2016 — 3ª ronda

  • XXVII Taça de Lisboa 2015/2016 — 3ª ronda

  • XXVII Taça de Lisboa 2015/2016 — 3ª ronda

  • XXVII Taça de Lisboa 2015/2016 — 3ª ronda


Decorreu no passado domingo, nas instalações do Clube do pessoal da EDP, a 3ª sessão da XXVII Taça de Lisboa em Xadrez, que contou com a presença de 64 jogadores, em representação de 18 equipas. O Clube EDP, composto pelos Mestres Nacionais Hugo Lima Santos, Luis Ferreira, Vitor Mestre Morais e Júlio Santos derrotaram o GC Odivelas por uns expressivos 3,5 a 0,5 colocando-se na frente da classificação, sem derrotas.

No próximo dia 14 de Fevereiro, as duas únicas equipas que ainda não perderam, vão jogar entre si para disputarem a liderança da prova. Estão marcados para as 15h00 os encontros, com o AX Portugal A vs Clube EDP a concentrar as atenções.

Atividades de dezembro e janeiro
Fernando Silva, janeiro 2016

No dia 13 de Dezembro de 2015, disputámos o Open de xadrez da Mata de Benfica organizado pela Junta de Freguesia de Benfica em que foi a sua 18ª iniciativa. O nosso clube obteve um honroso 2º lugar por equipas na classificação geral.

Dia 10 de Janeiro, disputou-se a 2º jornada da Taça de Lisboa. Defrontámos o Grupo Xadrez Alekine (A), vencemos por 2,5 a 1,5. Anossa equipa foi constituída pelos seguintes jogadores: Hugo Santos, Luis Ferreira, Rodolfo Lavrador e Agostinho Roxo. Campeonato nacional da 2ª divisão, na 1ª jornada desta competição o nosso clube recebeu na nossa sede a fortissíma equipa do Amadora Xadrez e vencemos por 3 a 1. A equipa foi constituída pelos jogadores: Hugo Santos, Luis Ferreira, Manuel Almeida e Cristiano Amaro.

No próximo dia 6 de Fevereiro o nosso clube volta a jogar em casa, defrontando o F.C Barreirense.

Xadrez em atividade intensa com êxitos assinaláveis
— Competições outubro/novembro 2015
Fernando Silva, 7 dez. 2015

No dia 18 de outubro, em Alcobaça, disputámos o Open de Cela onde o nosso Clube obteve o 1º lugar por equipes. Fomos representados pelos seguintes jogadores: Júlio Santos, Vitor Morais, Agostinho Roxo e Hugo Miguel.

Ainda durante o mês de outubro, disputou-se o torneio de Elite (B) e Elite (A) da A.X.L. Na elite (B), Júlio Santos classificou-se em 1º lugar. Na elite (A), Vitor Morais quedou-se pelo 9º lugar.

O nosso xadrez tem estado em alta — no IV torneio de verão de S. Martinho, disputado em novembro, mais uma vez o nosso clube obteve o 1º lugar por equipas. Fizeram parte deste brilhante triunfo os seguintes elementos: Vitor Morais, Cristiano Amaro, Amilcar Miranda, Agostinho Roxo e Júlio Santos.

Continuando na senda dos êxitos, no dia 22 de novembro, disputámos o Open do II aniversário do Amadora Xadrez e mais uma vez obtivemos o 1º lugar por equipas. Os nossos jogadores, Vitor Morais, Amilcar Miranda, Agostinho Roxo e Júlio Santos, foram os nossos heróis deste brilhante triunfo.

 

Encerrámos as competições da FPX com uma vitória
Fernando Silva, 2 junho 2015

Terminou, no mês de maio, o campeonato nacional da 2ª divisão da Federação Portuguesa de Xadrez.

O nosso Clube disputou os dois últimos jogos, no dia 9 de maio, em que tivemos como opositor o Clube Ferroviário do Barreiro e sofremos uma derrota por 3-1 e no dia 10 de maio com o Clube de S. Marcos que vencemos por 2,5 - 1,5. Com estes resultados o nosso clube obteve o 7º lugar na classificação geral, mantendo a sua permanência na 2ª divisão nacional.

Atividades março/abril da secção de Xadrez
Fernando Silva, 13 abril 2015

Durante o mês de fevereiro, disputou-se a Distrital de Lisboa, em que, Paulo Fanha obteve o 14º lugar e Júlio Santos 0 18º lugar.

No dia 15 de março, disputou-se em Lisboa, nas instalações do Ramiro José, mais uma jornada referente à Taça de Lisboa. Defrontámos o Clube Xadrez da Amadora e vencemos por 3,5 a 0,5.

De 8 a 14 de março, terminou a preliminar de Portugal, que foi disputada no Hotel Mundial em Lisboa. O nosso Clube esteve representado pelos seguintes jogadores: Vitor Morais 14º, Paulo Fanha 17º, Júlio Santos 20º e Rodolfo Lavrador 27º lugar.

De 25 a 29 de março, disputou-se o Open dos Açores, que teve lugar no arquipélago. O nosso Clube que esteve representado pelos jogadores, Júlio Santos, Vitor Morais e Paulo Fanha, obteve um honroso 3º lugar por equipas, arrebatando um bonito troféu.
Individualmente, Júlio Santos obteve o 9º lugar, Paulo Fanha foi 10º e Vitor Morais 12º.

No dia 18 de abril, o nosso Clube desloca-se a Faro para disputar a segunda eliminatória referente à Taça de Portugal com o clube local. No dia 19 de abril, para a Taça Lisboa, o Clube desloca-se a Odivelas para mais uma jornada.

Calendário e classificações do Campeonato Nacional 2014/2015
Notícia, 2 março 2015

A equipa do Clube EDP Lisboa integra o Campeonato Nacional 2014/2015 — 2ª divisão, série C, da Federação Portuguesa de Xadrez, e está nesta fase da competição, no 5º lugar.

› Calendário e classificações (.pdf)

Calendário e classificações do Campeonato Nacional 2014/2015
Notícia, 2 fevereiro 2015

A equipa do Clube EDP Lisboa integra o Campeonato Nacional 2014/2015 — 2ª divisão, série C, da Federação Portuguesa de Xadrez.
A competição é constituída pelas seguintes equipas: Cx Sintra, Clube Edp, Gd Carris, Gd Cavadas A, Gx São Marcos A, Gd Ferroviários do Barreiro, FC Barreirense B, Sporting Clube Portugal A.

Disputados 2 jogos, a equipa ocupa o 4º lugar
da competição.

› Calendário janeiro/maio 2015 — e classificações (.pdf)

Campeonato nacional de Xadrez da 1ª divisão
Caldas da Rainha, 17 a 23 de Agosto

Fernando Silva, 10 julho 2014

A secção de Xadrez do Clube está presente no campeonato nacional da 1ª divisão que se realiza nas Caldas da Rainha, entre os dias 17 a 23 de Agosto, no Internacional Hotel, na R. Drº Artur Figueiroa Rego, 45.

Divulgamos o calendário para quem estiver interessado em assistir ás partidas:
Dia 17, serão disputadas duas jornadas, a primeira com início às 15h a segunda terá o seu início às 20h30. Dia 18, será disputada a 3ª jornada com início ás 20h30. Dia 19, será disputada a 4ª jornada com início ás 20h30. Dia 20, serão disputadas mais 2 jornadas (5ª e 6ª), sendo a primeira às 15h e a segunda ás 20h30. Dia 21 será disputada a 7ª jornada com início às 20h30. Dia 22 será disputada a 8ª jornada com início às 20h30. Dia 23 será disputada a 9ª e última jornada, com início às 15h e no fim da jornada terá lugar o respectivo encerramento do campeonato.

Competições do Xadrez
Fernando Silva, 22 de abril 2014

Disputámos mais uma eliminatória da Taça de Portugal, no dia 5 do corrente mês, em Porto Alvo e tivemos como opositor os" Leões de Porto Salvo" e vencemos por 3,5 - 0,5, passando assim a eliminatória seguinte o nosso Clube.

Continua a decorrer a Taça de Lisboa, e no dia 6 do corrente mês, defrontámos e ganhámos por 3 - 1 ao Clube TAP.

Nos dias 24 e 25 de Maio, irá disputar-se em principio no sporting, os 1/8 e 1/4 de final da Taça de Portugal, o nosso Clube estará presente com o grande objectivo de passar à fase seguinte.

No dia 4 de Maio, realizar-se-á a penúltima jornada respeitante à Taça de Lisboa e teremos como opositor o Sporting.

O nosso Xadrez está sempre em grande atividade
Fernando Silva, 5 de Abril de 2014

O nosso Xadrez está sempre em grande atividade, com grande mérito dos nossos jogadores senão vejamos:

Na taça de Lisboa, que ainda decorre defrontámos os Peões de Alverca e vencemos por 2,5 - 1,5.

Em Fevereiro, própriamente no dia 22, decorreu na nossa sede a eliminatória da Taça de Portugal, defrontámos o Clube de Palma e Arredores e vencemos por 3,5 - 0,5, passando assim á fase seguinte e esperando pelo sorteio para sabermos quem nos calhou em sorte.

No dia 2 de Março, no open do Vale Formoso, o nosso Clube obteve o 1º lugar por equipas.

Disputámos também em Março no dia 22 que teve lugar na nossa sede e relativo ás competições da Direcção Nacional para o apuramento da fase final também nos correu de feição, pois tudo nos leva a crer que estaremos representados pelos nossos dois jogadores em prova nas finais.

Secção de xadrez alcança bons resultados nas competições 2013
Notícia, 18 jun 2013

Têm sido várias as provas onde a nossa secção de xadrez tem marcado presença ao longo deste ano, com os nossos jogadores a darem sempre o seu melhor para honrar o nome do Clube.

Nos dias 16 e 17 de Março, o nosso jogador
Vítor Morais representou o Clube no Campeonato Nacional da AXL de semi-rápidas, que se disputou em Lisboa e onde participaram 31 equipas. Alcançou o 11º lugar, classificação que é de louvar.

No Campeonato Nacional de Veteranos, estivemos representados pelo mestre
Júlio Santos que, apesar de já nos ter habituado a grandes vitórias, desta vez ficou em 4º lugar. Mas, já diz o velho ditado, não se pode ganhar sempre…

No Campeonato Nacional de Semi-Rápidas e num total de 28 jogadores, também obtivemos uma óptima classificação, já que o nosso mestre
Júlio Santos obteve um segundo lugar e Carlos Martins um terceiro lugar

No Campeonato Nacional de Rápidas obtivemos também uma boa classificação, já que conquistámos um quinto e um sétimo lugar, num total de 21 jogadores.

No Open Internacional de Fátima obtivemos um 5º lugar, através do nosso jogador
Vítor Morais. Este Open foi disputado por 25 jogadores. 

Época 2011/2012 — Clube sobe à 1ª divisão
Fernando Silva, 18 junho 2012

A época de 2011/2012 para o Xadrez do nosso Clube foi muitissimo boa pois ascendemos á 1ª divisão Nacional. É com muito orgulho que para a próxima época iremos disputar o Campeonato Nacional ao mais alto nível. Mas não ficamos só por aqui:
• Em Maio disputou-se o Campeonato de Lisboa de  partidas rápidas, em que colectivamente obtivemos um 5º lugar na geral;
• Em Junho, (9), no Open organizado pelo Ateneu Comercial de Lisboa, o nosso Cube obteve o 1º lugar por equipas, sendo a vencedora do evento. 

Conclusão do Campeonato Nacional da 2ª divisão da Federação Portuguesa de Xadrez
Fernando Silva, 26 Abril 2011

Terminou em principios de Abril o Campeonato Nacional da 2ª divisão da Federação Portuguesa de Xadrez. O nosso Clube terminou em 2º lugar na classificação geral. Infelizmente, já é o segundo ano consecutivo, que, não subimos à 1ª divisão por uma unha negra, ou seja por 1/2 ponto ou por 1 ponto, mas mesmo assim é de louvar o extraordinário desempenho da nossa equipa e todos os jogadores estão de parabéns incluindo nosso Cube que também o merece pelo esforço e dedicação que nós proporcionamos.

Open Futebol Clube Barreirense
3 de Abril, Barreiro
Fernando Silva, 26 Abril 2011

A nossa equipa deslocou-se ao Barreiro para disputar o Open Futebol Clube Barreirense e ficamos classificados em 2º lugar na geral por equipas, de salientar que participaram neste evento 14 equipas num total de 52 jogadores. A nossa equipa foi constituída pelos seguintes jogadores:   Alberto Manuel Fernandes, Fernando Casanova, Rodolfo Lavrador e Júlio Santos.

Campeonato Nacional da 2ª divisão
26 de Março, Lisboa, Sede Clube EDP Lisboa
Fernando Silva, 26 Abril 2011

Disputou-se na nossa Sede mais um encontro respeitante ao Campeonato Nacional da 2ª divisão. Tivemos como opositor o Clube Ferroviário do Barreiroe vencemos por 3 a 1. Fizeram parte da equipa os seguintes elementos: Amilcar Miranda, Fernando Casanova, Rui Lavrador e Manuel Almeida.

Campeonato de Lisboa de Xadrez de Semi-rápidas
12 de Março, Lisboa
Fernando Silva, 25 Março 2011

Decorreu no dia 12 de Março do corrente ano o campeonato de Lisboa de Xadrez de Semi-rápidas, no Ateneu Comercial de Lisboa, o nosso Clube participou com 2 equipas.
Classificação:   A equipa (A), constituída pelos jogadores, Alberto Fernandes, Fernando Casanova, Manuel Almeida e Vitor Morais, obtiveram o 3º lugar por equipas, obtendo assim mais um troféu para o nosso Clube.   A equipa (B), constituída pelos jogadores: Rodolfo Lavrador, Júlio Santos,Rúben Elias, Francisco Amões e Claudio, obtiveram o 8º lugar.

Campeonato de Lisboa de Veteranos
5 de Março, Lisboa
Fernando Silva, 25 Março 2011

No dia 5 de Março, disputou-se no Pote de Àgua, em Lisboa, o campeonato de Lisboa de Veteranos em que Júlio Santos foi o nosso representante e obteve um 10º lugar.

Campeonato Nacional da 2ª divisão
19 de Fevereiro, Seixal
Fernando Silva, 28 Fevereiro 2011

Disputou-se no último fim de semana (19.02.2011), na margem sul (Seixal) mais uma jornada do campeonato nacional da 2ª divisão e tivemos como opositor o Grupo de Zadrez "Cavaquinhas" e obtivemos uma vitória por 3-1.
A nossa equipa foi formada pelos seguintes elementos: Afonso Rodrigues, Fernando Casanova, Manuel Silva Almeida, Vitor Mestre Morais

Campeonato Nacional de Semi Rápidas
29 de Janeiro, Marinha Grande
Fernando Silva, 22 Fevereiro 2011

No dia 29 de Janeiro, disputou-se na Marinha Grande, o Campeonato Nacional de Semi rápidas. O nosso Clube classificou-se em 9º lugar por equipas. Disputaram este campeonato 47 equipas.
Eis os nomes dos nossos jogadores que constituiram a equipa: Fernando Casanova; Manuel Silva Almeida; Vitor Mestre Morais; Rodolfo Manuel Lavrador, Júlio Santos Fernandes.

Campeonato Nacional
15 de Janeiro, Bonfim
Fernando Silva, 25 Janeiro 2011

A nossa equipa deslocou-se ao Bonfim para defrontar o Clube de Xadrez do Barreiro e vencemos por 4-0. Esta jornada diz respeito ao campeonato nacional.
A equipa foi constituída por Alberto Fernandes, Afonso Rodrigues, Fernando Casanova e Vitor Morais.

Campeonato Nacional da 2ª divisão
8 de Janeiro, Sede da Delegação de Lisboa
Fernando Silva, 25 Janeiro 2011

Dia 8 de Janeiro disputou-se na nossa Sede mais uma jornada do campeonato nacional.
Tivemos como opositor o Clube Xadrez de Albufeira e vencemos por 2,5 - 1,5.    
A nossa equipa foi formada pelos seguintes jogadores:  
Afonso Rodrigues, Manuel Almeida, André Pinto e Fernando Casanova
.

Taça de Portugal
29 de Dezembro
Fernando Silva, 25 Janeiro 2011

No dia 29 de Dezembro disputamos a eliminatória da taça de Portugal com o Grupo de Xadrez Alekine, registou-se um empate 2-2, mas fomos eliminados, visto termos perdido no 1º e 2º tabuleiro.  
A equipa foi formada pelos seguintes jogadores:  
Alberto Fernandes, Afonso Rodrigues, Manuel Almeida e André Pinto.

Xadrez — Época 2010/ 2011
C. Fernandes, 7 Janeiro 2011

A Delegação de Lisboa do Cube Edp tem um historial riquíssimo na modalidade de Xadrez. É bom lembrar que nos últimos 20/30 anos temos disputado as principais provas da Federação Portuguesa de Xadrez e,  até, uma Taça de Portugal já vencemos. Nas competições a nível Nacional do Clube Edp, também de há longos anos a esta parte, que somos crónicos campeões.

Na época 2010/2011 estamos a disputar o campeonato nacional da segunda divisão da FPX e, para já, os resultados em grandes torneios neste inicio de época, têm sido simplesmente extraordinários.

Vejamos: - Mês de Outubro, Torneio do Alekine, o nosso jogador Vitor Morais obteve o  (1º) lugar. .Mês de Novembro, torneio Fide do Barreirense, Vitor Morais foi novamente  o brilhante vencedor. Em Dezembro, dia 1, disputou-se o Open de Xadrez do Benfica. O nosso Clube obteve o 1º lugar por equipas, conquistando um lindíssimo troféu. Fizeram parte dessa equipa: Afonso Rodrigues, Alberto Fernandes, Vitor Morais, Manuel Almeida, Júlio Santos, Rodolfo Lavrador, Marrachinho Soares e Francisco Amões. Entretanto, o Mestre Júlio Santos, um dos mais antigos representantes do Clube EDP jogando pela nossa Delegação, sagrou-se mais uma vez Campeão Nacional de Veteranos.

Por tal motivo, foi seleccionado para participar no Campeonato do Mundo que se disputou em Itália, de 25 de Outubro a 7 de Novembro, tendo obtido um honroso 61º lugar entre 240 xadrezistas, com a mesma pontuação do 42º classificado

Parabéns Júlio Santos

Campeonato Nacional de Jovens
Torres Vedras, 28 de Março a 1 de Abril
Fernando Silva, 13 Abril 2010

Pela primeira vez o nosso clube disputou um Campeonato Nacional de jovens. Isto acontece porque os órgãos federativos impuseram um artigo em que obriga os Clubes a terem nas suas fileiras miúdos.     Disputou-se em Torres Vedras, de 28 de Março a 1 de Abril, o Campeonato Nacional de Jovens.
No escalão de Sub 8, o nosso jogador, Gonçalo Correia Fernandes classificou-se em 22º lugar, participaram neste escalão 46 jogadores. De salientar que este miúdo é neto do nosso mestre Júlio Santos.
No escalão de Sub 14, Manuel Correia Fernandes, classificou-se em 22º lugar, num total de 46 jogadores, também é neto do mestre Júlio Santos.  
No escalão Sub 20, André Filipe Pinto, classificou-se em 8º lugar e Francisco Amões em 20º lugar, participaram neste escalão 27 jogadores.
Em veteranos, houve três jogadores empatados no final entre eles está o nosso mestre Júlio Santos.
Já foi enviado um fax á Federação para que nos seja comunicado a data e o local, para o
Match final para apurar  o Campeão Nacional.

Campeonato Nacional de Veteranos
Torres Vedras, 27 de Março a 1 de Abril
Fernando Silva, 23 Março 2010

Decorre em Torres Vedras de 27 de Março a 1 de Abril, o Campeonato Nacional de Veteranos.
Na mesma data e local, também se disputa o campeonato de Sub 8, Sub 14 e Sub 20.

Torneio de Foz Côa
Foz Côa, 20 de Fevereiro
Fernando Silva, 23 Março 2010

O Torneio de Foz Côa, disputou-se no dia 20 de Fevereiro.
Vitor Morais classificou-se em 10º lugar

Campeonato de Lisboa de Veteranos
Lisboa, 13 a 21 Fevreiro
Fernando Silva, 23 Março 2010

O Campeonato de Lisboa de Veteranos, disputou-se de 13 a 21 de Fevereiro.
Júlio Santos obteve o 1º lugar. Américo Pinto Fernandes ficou em 14º lugar.

Open de Xadrez de Torres Novas
Fernando Silva, 17 Fev 2010

No dia 6 de Fevereiro do corrente ano, disputou-se  em Torres Novas o Open da respectiva localidade.
A nossa equipa obteve um 2º lugar colectivamente obtendo um precioso troféu.
Fizeram parte desta competição os seguintes jogadores: Vitor Morais, Alberto Fernandes,Júlio Santos e Francisco Amões. Individualmente, os nossos jogadores obtiveram as seguintes classificações: Alberto Fernandes (5º lugar), Júlio Santos (10º), Vitor Morais (13º) e Francisco Amões (29º)

1ª eliminatória da Taça de Portugal de Xadrez
Fernando Silva, 17 Fev 2010

No dia 9 de Janeiro do corrente ano, disputámos a 1ª eliminatória da taça de Portugal e infelizmente fomos eliminados logo á primeira pelo Grupo de Xadrez Alekine. Fizeram parte da equipa os seguintes jogadores: Afonso Rodrigues, Alberto Fernandes,Vitor Morais e André Pinto.

Open Internacional de Cela
Alcobaça, 18 de Outubro
Fernando Silva, 3 Novembro 2009

No dia 18 de Outubro, disputou-se o Open Internacional de Cela (Alcobaça), o nosso Clube, obteve um 3º lugar por equipas. Fizeram parte da nossa equipa os seguintes elenentos: Júlio Santos, Vitor Morais, André Pinto e Francisco Amões.

Xadrez — Actividades 2009
Provas, resultados e classificações
Fernando Silva

Em Janeiro de 2009, vencemos o Campeonato Nacional de Semi-rápidas, obtivemos o 1º lugar.
Individualmente o nosso jogador ,
Alberto Fernandes, foi o grande vencedor ao obter o 1º lugar.
No
Campeonato Nacional do INATEL, vencemos esta competição ao ficarmos em 1º lugar por equipas.
No
Campeonato Nacional individual, as classificações dos nossos jogadores foram as seguintes: Amilcar Miranda (2º), Vitor Morais (3º), Manuel Almeida (4º) e o mestre Júlio Santos (5º).

Em Fevereiro, no
Campeonato Distrital de Veteranos, o mestre  e nosso jogador Júlio Santos, foi o grande vencedor como já vem sendo hábito classificou-se em 1º lugar,  tendo Américo Pinto Fernandes outro jogador nosso ficado em 4º lugar.

No
Campeonato Nacional também de Veteranos, que se disputou em Abril, o mestre Júlio Santos obteve um honroso 2º lugar.

No
Torneio dos Masters, que se disputou em Julho, foi ganho pelo nosso jogador Afonso Rodrigues (1º lugar), seguido de Alberto Fernandes (4º), Vitor Morais (9º) e Manuel Almeida (12º).
No
Open Internacional, que foi disputado em Espanha, o nosso Clube marcou uma belissíma prestação, obtendo um (6º lugar), pelo nosso jogador Afonso Rodrigues e o Vitor Morais um (12º lugar).
No
Campeonato Nacional da 2ª divisão, no final da época ficamos no 2º lugar na classificação geral, ficando sómente a 1 ponto de subirmos  à 1ª divisão, não fosse a derrota na nossa sede perante o Santoniense, teríamos subida à divisão de honra.
No cômputo geral foi uma época muito boa.

Fazem parte do nosso grupo de Xadrez os seguintes jogadores:
Vitor Morais, Afonso Rodrigues,Amilcar Miranda, Alberto Fernandes, Mário Correia, Manuel Almeida, Américo Pinto Fernandes, Rodolfo Lavrador,Agostinho Santos, Francisco Amões e o mestre Júlio Santos, que além de jogador desempenha as funções de treinador e coordenador.

Campeonato de Masters
31 de Julho, Alcântara
Fernando Silva, 21 Agosto 2009

Decorreu entre o dia 01 e o dia 31 de Julho, o campeonato em epígrafe, que se disputou em Alcântara, mais própriamente nas instalações da Carris.
O nosso jogador Afonso Rodrigues, obteve o 1º lugar, Alberto Fernandes o (4º), Vitor Morais (9º) e Manuel Almeida (12º).

Torneio Inter-Sócios
Delegação de Lisboa — Sábado, 11 Julho às 10h
Notícia 16 Junho 2009

xadrezRealiza-se no sábado, dia 11 de Julho às 10h, o Torneio Inter-Sócios da Delegação de Lisboa do Clube Pessoal EDP. Inscrições até 9 Julho. Participe!

Data: Sábado, 11 de Julho às 10h
Local: Delegação Lisboa Clube EDP — Av. Defensores de Chaves 4 C Lisboa
Inscrições: Boletim de Inscrição (.Pdf)
Mais Info: Torneio Inter-Sócios (.Pdf) | Contacte-nos

Taça de Portugal
Notícia 12 Maio 2009

A nossa equipe de xadrez, passou mais uma eliminatória da taça de Portugal em Xadrez, ao deslocar-se a Odivelas para defrontar a equipe local e vencer por um concludente 3-1.

Actividades Março/ Abril 2009
Notícia 15 Março 2009

Campeonato Nacional da 2ª divisão. Lisboa, 21 Março
No dia 21 de Março do corrente ano, disputou-se na sede do nosso Clube, mais uma jornada correspondente ao campeonato Nacional da 2ª divisão, tivemos como adversário a forte equipa do Clube Desportivo da Carris, a partida foi bastante equilibrada e com resultado incerto até final, isto claro, deve-se também ao valor das duas equipas em confronto, o resultado final cifrou-se num
empate 2-2, o que demonstra bem o equilibrio de ambas as equipas.
Fizeram parte da nossa equipa os seguintes elementos: Alberto Fernandes; Afonso Rodrigues; Mário Correia e Vitor Morais


Campeonato Nacional de veteranos. Portimão, 28 Março
Nos dias 28 de Março a 02 Abril do corrente ano, disputou-se em Portimão o campeonato Nacional de veteranos, o nosso mestre Júlio Santos, sagrou-se Vice-Campeão, ao obter o 2º lugar na classificação geral.

Open Internacional do F.C. Barreirense. Barreiro, 11 Abril
No dia 11 de Abril, disputou-se no Barreiro, o Open Internacional do F.C. Barreirense, o nosso Clube esteve representado e bem, porque num Open muito prestigiado como este classificou-se em 8º lugar por equipas, obtendo também mais um troféu para juntar a tantos outros. Os elementos que fizeram parte da equipa são os seguintes: Vitor Morais, Amilcar Miranda, Júlio Santos e Francisco Amões.

O início do ano traz óptimos resultados!
Notícia 13 Março 2009

2009 está-se a mostrar um ano de grande actividade e óptimos resultados para a nossa equipa.

Fevereiro
Campeonato Distrital de Veteranos disputou-se no clube TAP em Lisboa o respectivo campeonato. Júlio Santos classificou-se em 1º lugar, tendo Américo Pinto Fernandes o 4º lugar.
Março
Dia 2 – Campeonato Nacional da 2ª Divisão. 1ª Jornada. A nossa equipa deslocou-se a Albufeira e derrotou a equipa local por um contundente 4 -0.
Dia 7 – Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Disputou-se na nossa sede mais uma jornada do campeonato. Recebemos e vencemos por 3,5 – 0,5 a Quinta Marques da Costa, de Setúbal.

Actividades 2008/ 2009
Notícia 23 Fevereiro.09

xadrezA Delegação de Lisboa do Clube EDP, sempre teve um grande relevo, nesta actividade, ao longo da sua história. Exemplos flagrantes são, constantemente, dados pelos nossos jogadores.
Eis um deles e bem recente: Alberto Fernandes, o jogador que já nos habituou a classificações cimeiras nesta modalidade, classificou-se agora em primeiro lugar, no Torneio de Semi-rápidas (Amadora), ficando Amílcar Miranda e Vitor Gonçalves, em 8.º e 9.º lugares, respectivamente.
Mas a equipa ainda foi mais além...No passado dia 17 de Janeiro, para a Taça de Portugal, recebemos na nossa Sede o Clube Recreativo dos Arneiros. Vencemos esse adversário por 3,5 – 0,5 , pelo que passámos à fase seguinte da eliminatória. Não acham óptimo ?!
Mas os nossos jogadores não quiseram ficar por aqui e…Bem recentemente, nos dias 7 e 8 de Fevereiro, em pleno Campeonato Nacional de Xadrez do INATEL, classificaram-se em Primeiro Lugar, por equipas, recebendo um belo Troféu E sabe quem fazia parte dela?- Júlio Santos (grande Mestre e Treinador da equipa); Vítor Morais; Manuel Almeida e Amílcar Miranda. A pouco e pouco irão conhecer bem a envergadura destes bons jogadores de Xadrez que a Delegação de Lisboa possui como seu esteio.

21º Open Internacional de Xadrez
Odemira,17 e 18 Maio.08
|>Fernando Silva, 26 Maio.08

Disputou-se nos dias 17 e 18 de Maio, em Odemira, o 21º Open Internacional de Xadrez. Neste evento em que participaram 39 equipas, o nosso Clube obteve um 6º lugar colectivamente, tendo o nosso jogador Júlio Santos obtido o 1º lugar em Veteranos. A nossa equipa foi constituída pelos jogadores Vítor Morais, Afonso Rodrigues, Alberto Fernandes e Júlio Santos.
Em Maio, terminou o Distrital de Lisboa de Xadrez, em que Afonso Rodrigues obteve o 3º lugar e Vítor Morais o 18º lugar.

Campeonato Nacional de Xadrez
S. Martinho do Porto, 19 Abril.08
|>Fernando Silva, 12 Maio.08

Disputou-se no dia 19 de Abril, em S. Martinho do Porto, mais uma jornada referente ao Campeonato Nacional de Xadrez em que defrontámos o Clube local. A nossa equipa, constituída pelos jogadores Vítor Morais, Afonso Rodrigues, Mário Correia e Alberto Fernandes, derrotou a sua congénere por um concludente 3-1.

 

10º Torneio Internacional do F. C. Barreirense
Barreiro, 13 Abril 2008
|> Fernando Silva 14 Abril.08

No dia 13 de Abril disputou-se no Barreiro, o 10º Torneio Internacional organizado pelo Clube local, onde o nosso Clube obteve um troféu do 6º lugar, na classificação geral por Equipas.
Estiveram representados 23 Clubes neste evento.A nossa equipa foi constituída pelos jogadores: Vítor Morais, Júlio Santos, Alberto Fernandes e Agostinho dos Santos.

Taça de Portugal
Évora
|> Fernando Silva 14 Abril.08

Disputou-se em Évora, mais uma eliminatória da Taça de Portugal. Defrontámos o Clube de Xadrez de Évora, uma equipa fortíssima e séria candidata à conquista do troféu. O resultado final foi: Clube de Xadrez de Évora – 3,5 – EDP – 0,5, ficando, assim, o nosso Clube eliminado da competição nos 1/8 final.
A nossa equipa foi constituída pelos jogadores: Vítor Morais, Afonso Rodrigues, Amílcar Miranda e Júlio Santos.

Campeonato Nacional
Sede Delegação de Lisboa, 5 Abril 2008
|> Fernando Silva 14 Abril.08

Disputou-se na nossa sede, no dia 5 de Abril mais uma jornada (5ª), referente ao Campeonato Nacional de Xadrez em que defrontámos o Clube de Xadrez de Montemor-o-Velho, com um empate a 2-2, como resultado final.
A nossa equipa foi constituída pelos jogadores Vítor Morais, Afonso Rodrigues, Manuel Almeida e Alberto Fernandes. Júlio Santos foi o nosso Delegado ao jogo.

Campeonato de Lisboa de Semi-Rápidas
|> Fernando Silva, 19 jan.08

Disputou-se no dia 19 de janeiro, na Associação Académica da Amadora, o Campeonato de Lisboa de Semi-Rápidas por equipas. O nosso Clube classificou-se em 5º lugar, num torneio em que participaram, no total, 20 equipas.
Individualmente, os nossos jogadores obtiveram as seguintes classificações:
Manuel Almeida (2º), Vítor Morais (6º) e Júlio Santos (9º)

Taça de Portugal
|> Fernando Silva 11 Jan.08

Tendo terminado a época de 2006/2007, a nossa equipa de Xadrez terminou o campeonato nacional da 2ª divisão em 2º lugar.
A época de 2007/2008, começou com a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, em que nos deslocámos a Santo António dos Cavaleiros, para defrontarmos a equipa local e no qual vencemos por 3,5 – 0,5, passando assim à eliminatória seguinte.

Torneio de Albacete — 2 a 7 Setembro Albacete, Espanha
Fernando Silva, 11 Set.07

Vítor Morais, foi disputar o Open de Albacete (Espanha) e classificou-se em 31º, nesta prova participaram 108 jogadores

Preliminar de Portugal — 11 a 19 Agosto
Fernando Silva, 11 Set.07

Disputou-se entre os dias 11 e 19 Agosto, a Preliminar de Portugal e a classificação dos nossos jogadores foi a seguinte:
Vítor Morais 13º , Júlio Santos 26º , Mário Correia 30º , Manuel Almeida 39º

Open Internacional de Evora — 3 a 05 Agosto
Fernando Silva, 11 Set.07

Disputou-se nos dias 3/8 a 5/8/2007, o Open Internacional de Xadrez de Évora, Vítor Morais classificou-se em 16º , Amílcar Miranda 26º e André Pinto 42º

Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Xadrez
|> notícia 31 Julho 2007

Disputou-se em 23 de Junho, p.p., a última jornada do campeonato Nacional da 2ª Divisão de Xadrez.
O nosso Clube defrontou o Grupo Desportivo dos Açores, e vencemos por: EDP-2,5 – GDA-1,5.
Com esta vitória o nosso clube classificou-se em 2º lugar.

Campeonato de Honra
|> notícia 31 Julho 2007

Disputou-se no mês de Junho o Campeonato de Honra, tendo-se classificado o nosso participante, Vítor Morais, em 9º lugar, em 10 jogadores.


Arquivo

Arquivo de notícias

Outros destaques

Sobre o Xadrez | Notícias