Xadrez
sobre o xadrez | notícias| arquivo

 


O xadrez do nosso Clube alcançou um vasto historial ao longo destes quase 30 anos de actividade.
Conquistou vários títulos e muitos troféus, dos quais resumidamente passamos a descrever.

Xadrez é como uma terapia! Acalma as pessoas nervosas e estimula as calmas.

Bem-vindo à página do Xadrez. Aqui, vamos mostrar-lhe o que fazemos, quem somos e o historial do nosso clube neste desporto!
No ano de 1980/1981, o nosso Clube disputou e venceu o Campeonato Nacional da 3ª divisão. Em 1982 sagrou-se campeão Nacional da 2ª divisão. Em 1983 já na 1ª divisão, atingiu as meias-finais da Taça de Portugal. A equipa inicial era constituída pelos jogadores:Júlio Santos, Alberto Fernandes, António Soares e Américo Batista.
A partir daqui, foram muitos os êxitos, com a obtenção de vários títulos em torneios de renome Internacional. Obtiveram-se classificações honrosas, tanto colectiva como individualmente, das quais se destacam:
No ano de 2004, vencemos o Campeonato Nacional da 2ª Divisão e consequentemente subimos à 1ª divisão na época 2005. No ano 2005 atingimos as meias-finais da Taça de Portugal. Face a estes êxitos entraram novos jogadores, entre eles (António Fernandes), que é hoje Grande Mestre Internacional.

Todos os anos a nossa Delegação disputa o Campeonato Nacional da Federação Portuguesa de Xadrez, provas da Associação de Xadrez de Lisboa e a Taça de Portugal. Participa em vários torneios Nacionais e Internacionais, tanto a nível individual como colectivo.
Na época de 2006/2007, o nosso Clube obteve um 2º lugar no campeonato Nacional da 2ª divisão, tendo falhado por pouco a subida à 1ª Divisão.
A nível de veteranos o nosso Mestre Júlio Santos, tem obtido títulos atrás de títulos, não dando chances aos seus opositores. Venceu três campeonatos seguidos, tendo no seu curriculum um total de onze. O nosso Clube teve ainda o privilégio de ter nas suas fileiras o Grande Mestre António Fernandes, que ingressou no Clube no ano 1983, tendo nesse mesmo ano sido Campeão Nacional de Semirápidas. Em 1985/1986 obteve o título de Campeão Nacional Absoluto e ao mesmo tempo campeão Distrital de Lisboa por (Equipas). Em 1998/1999, voltou a representar o nosso Clube, tendo nesse mesmo ano sido campeão Nacional de partidas rápidas e (Equipas)  
A nível de eventos, saliente-se que a nossa Delegação já organizou vários opens, em que estiveram presentes grandes nomes ligados ao Xadrez.

Actualmente a Delegação de Lisboa do Cliube EDP é representada pelos seguintes atletas:
Vítor Mestre Morais, Rodolfo Manuel Lavrador, Mário Rui Costa correia, Manuel da Silva Almeida, Júlio Santos Fernandes, José Neves, Afonso Rodrigues, André Pinto, Hugo Aboim Chaves, Amílcar Miranda, Américo Pinto Fernandes, Alberto Fernandes, Agostinho Santos.

Por fim um apelo:
Se gostas da modalidade, junta-te a nós, contamos contigo.

Os treinos e aprendizagem, serão administrados pelo Mestre Júlio Santos, nas instalações do nosso Clube.

Notícias

Equipa de Xadrez em terceiro na Taça de Lisboa

De Abril a Junho, disputou-se a Taça de Lisboa, prova que é organizada pela A.X.L. Na final da competição o nosso Clube ficou em 3º lugar na classificação geral.

Saiba mais

Responsável:

Fernando Silva
email: fernandojaimemoreirasilva@gmail.com
Tel. 210 021 602
Tlm. 962 942 687

Clube EDP Lisboa ›› fale connosco