Grupo de Leitura
sobre o grupo de leitura | notícias | arquivo

Notícias

Sessão do grupo de leitura – O Senhor Ventura, de Miguel Torga
— 14 de novembro às 17:30h, Av. Sidónio Pais 28 R/C esq
Notícia nov. 2019

  • Na próxima sessão iremos trocar ideias sobre "O Senhor Ventura", uma das primeiras obras de Miguel Torga — 14 de novembro às 17:30h, Av. Sidónio Pais 28 R/C esq

Em Outubro trocámos ideias sobre "O Crime do Padre Amaro" de Eça de Queiroz, obra crítica sobre uma certa sociedade na sua época. Nela se aborda o exercício do poder identificando os decisores políticos do reino, entre clero e nobreza. Revela-se em pormenor um ambiente de província em que o clero local assume particular desempenho em serões de sã e profunda convivência. Da mesma resulta o nascimento de uma criança que acaba entregue a uma "tecedeira de anjos". Entretanto o padre Amaro, seu progenitor, muda de ares para "esquecer" e de novo em Lisboa inteira-se dos acontecimentos da revolução de Maio de 1871 em Paris.

Na próxima sessão iremos trocar ideias sobre "O Senhor Ventura", uma das primeiras obras de Miguel Torga, revista mais tarde nos anos oitenta do século passado. Nela se contam as venturas e desventuras do Sr. Ventura ao longo da sua vida, entre a sua terra natal e o longínquo oriente.

Se quiser saber mais junte-se a nós no próximo dia 14 de Novembro na Sede Provisória do Clube de Pessoal da EDP na Av. Sidónio Pais 28 R/C Esq pelas 17:30h.

Sessão do grupo de leitura – 24 de Outubro de 2019 às 17:30h: «O Crime do Padre Amaro», de Eça de Queiroz
— 24 out, 17:30h, Av. Sidónio Pais 28 R/C esq
Notícia out. 2019

  • Sessão do grupo de leitura – 24 de Outubro de 2019 às 17:30h: «O Crime do Padre Amaro», de Eça de Queiroz

No encontro de Setembro comentámos "A Ronda da Noite" da autoria de Agustina Bessa Luís. Com alguma polémica à mistura, foi destacado o modo como é caracterizado o ambiente duma família do Norte através de várias gerações, desde a proveniência da sua riqueza, às diversas relações sociais entre membros da família, com as visitas de casa e mesmo com as criadas. Sempre presente nas várias casas por onde foi passando, o quadro de Rembrandt "A Ronda da Noite" servindo de cenário é objeto de discussão sobre a sua proveniência, a sua originalidade e o seu destino.

Na próxima sessão iremos revisitar "O Crime do Padre Amaro", obra de Eça de Queiroz. Nela se retrata a vida em sociedade de uma cidade do centro do país no século XIX.

Se quiser saber mais junte-se a nós no próximo dia 24 de Outubro na Sede Provisória do Clube de Pessoal da EDP na Av. Sidónio Pais 28 R/C Esq pelas 17:30h."

Faça parte deste Grupo de Leitura acompanhando-nos na partilha da sua visão sobre esta e as próximas leituras.

Reatamos no próximo dia 19, pelas 17:30h, as nossas sessões do Grupo de Leitura com "A Ronda da Noite" de Agustina Bessa Luís
— 19 set, 17:30h, Av. Sidónio Pais 28 R/C esq
Notícia set. 2019

  • Sessão do Grupo de Leitura – 19 set. 17:30h: "A Ronda da Noite" de Agustina Bessa Luís

Clube do Pessoal EDP – Lisboa Sessão do grupo de leitura – 19 de Setembro de 2019 às 17:30h: «A Ronda da Noite», de Agustina Bessa Luís

Reatamos no próximo dia 19, pelas 17:30h, as nossas sessões do Grupo de Leitura do Clube, nas instalações provisórias da Delegação de Lisboa do Clube de Pessoal, na Av. Sidónio Pais 28 R/C esq.

Desta vez iremos comentar o livro de Agustina Bessa Luís, "A Ronda Da Noite", afirmando assim que a autora permanece connosco.

A obra centra-se sobre uma família e as suas vivências em várias gerações, o que Agustina tão bem sabe descrever. Por herança, a família, a que a obra se refere, recebeu uma cópia do famoso quadro de Rembrandt van Rijn, conhecido como "A Ronda da Noite". Ao longo do tempo, o mesmo, acompanha por diversas vezes as várias mudanças de residência da família.

Faça parte deste Grupo de Leitura acompanhando-nos na partilha da sua visão sobre esta e as próximas leituras.

›  Arquivos

Outros destaques

Grupo de Leitura
Partilhar opinião e espalhar ideias...

O Grupo de Leitura reune-se às quintas feiras às 18h30 da quarta semana de cada mês.

Os encontros são realizados nas instalações do Clube EDP Lisboa. Para participar basta ser sócio do Clube.

Boletim de Inscrição (pdf)
Contacte-nos

 


x