Grupo de Leitura
sobre o grupo de leitura | notícias
| arquivo

 
Grupo de LeituraFoto: Freddie (Unsplash)

 

Sessões do Grupo de Leitura
Local: Instalações provisórias do Clube EDP Lisboa na
Av. Sidónio Pais 28 R/C esq.

› Grupo de Leitura (.pdf)
› Para mais informação contacte-nos

Enquadramento e Objetivos do Grupo De Leitura

O Grupo de Leitura faz parte da secção cultural do Clube de Pessoal EDP, Delegação de Lisboa, reunindo associados de entre colaboradores, ex-colaboradores ou familiares das empresas da EDP e da REN.

No seguimento da ideia e diligências do Colega Rogério Cardoso, o Grupo de Leitura iniciou a sua atividade em Novembro de 2010, para partilha de leituras e livros, bem como debate de temas relacionados com as obras literárias escolhidas pelos próprios participantes.

A motivação principal é suscitar o encontro, a comunicação e o convívio entre Colegas fora das horas laborais, em torno da leitura e dos livros, promovendo a componente cultural e o estímulo ao gosto e aos hábitos de leitura, reflexão, troca de conhecimentos e experiências, análise colaborativa, crítica, sentido de contribuição e desenvolvimento da mundividência de cada participante – no setor da energia, ainda é mais adequado afirmar que da partilha e discussão nasce a luz!

Funcionamento e Escolha de Títulos

Mensalmente, em regra na última quinta-feira, realiza-se uma sessão para troca de impressões sobre a obra escolhida na reunião anterior. Com frequência, a partilha inclui também de um chá, eventuais biscoitos confecionados ou oferecidos à vez pelos leitores e até acontece… ler em voz alta!

Os livros são escolhidos por consenso, a partir de sugestões dos vários participantes, aproveitando o acervo considerável de cerca de 12.000 títulos da nossa Biblioteca ou acrescendo ao catálogo se a opção recai numa obra muito recente. Há algum cuidado em propiciar uma diversidade de géneros literários: já lemos contos, novelas, romances, poesia e ensaio, autores lusófonos estão em maioria mas com abertura a escritores de outras línguas.

Em média, participam cerca de 8 Leitores em cada encontro. Todos os participantes são dinamizadores e têm assumido a responsabilidade natural de manter a coesão do Grupo, de ouvir os pontos de vista e as opiniões de todos, de dar oportunidade aos outros e os respeitar: participar é escutar e falar, propor e colaborar – não há hierarquia nem regras escritas, o bom senso prevalece e o espírito de integração.

Por vezes, a reunião é realizada com a participação do Autor do livro apreciado. Também já sucedeu a visita de outros Artistas ou convidados e a lição de Professores.

As sessões decorrem nas instalações do Clube de Pessoal EDP, na Av. Defensores de Chaves, 4 C, em Lisboa, das 18:30h às 20:00h. Mas também já realizámos atividades noutros locais e em passeios, pretextos para mais convívio e contacto com ambientes relacionados com arte. Aliás, apesar de haver uma sala para o Grupo de Leitura, a reunião decorre quase sempre diante de obras em exibição dentro do calendário de exposições do Clube EDP, de pintura, escultura, fotografia, artes decorativas, etc., no amplo e simpático no Espaço de Arte junto.

Para participar basta ser sócio do Clube de Pessoal EDP e preencher a ficha de inscrição do Grupo de Leitura e entregar na secretaria.

Historial breve

Durante estes quase quatro anos de existência foram apreciadas cerca de 40 obras literárias. Para além das sessões, por vezes surgem partilhas, sugestões e debates por correio eletrónico, forum espontâneo e ad hoc. Outros temas e leituras, filmes, exposições e concertos são muitas vezes suscitados por desafios ou troca de conselhos entre os Leitores.

Historial do Grupo de Leitura do Clube de Pessoal EDP (.pdf)

Inscrições: Ficha de Inscrição (.pdf)
Encontros: Mensalmente, última quinta-feira do mês, 18h30
Local: Instalações provisórias do Clube EDP Lisboa na Av. Sidónio Pais 28 R/C esq.

› Grupo de Leitura (.pdf)
› Para mais informação contacte-nos

Notícias

Grupo de Leitura
Sessão do grupo de leitura, 14 nov. 17:30h– O Senhor Ventura, de Miguel Torga

Na próxima sessão iremos trocar ideias sobre "O Senhor Ventura", uma das primeiras obras de Miguel Torga, revista mais tarde nos anos oitenta do século passado. Nela se contam as venturas e desventuras do Sr. Ventura ao longo da sua vida, entre a sua terra natal e o longínquo oriente.

Se quiser saber mais junte-se a nós no próximo dia 14 de novembro.

Data e local: 14 nov. 17:30h, Av. Sidónio Pais 28 R/C esq

Saiba mais

Responsável:

Rogério Cardosorogerio.cardoso@edp.pt

Clube EDP Lisboa ›› fale connosco